Sé Catedral Situada em plena cidade de Mirando do Douro. Monumento renascentista, edificado no século XVI (1552), no local onde estava em tempos a Igreja de Santa Maria. No seu interior pode admirar-se o seu altar-mor, um fabuloso retábulo renascentista composto por 56 imagens bíblicas e a imagem do Menino Jesus de Cartolinha. Classificado Monumento Nacional, possui uma imponente talha maneirista e barroca. Aqueduto do Vilarinho Este aqueduto abasteceu água à cidade até ao séc. XX. Trata-se do único exemplar no nordeste português. Os primeiros documentos da sua construção datam de 1587.
Convento dos Frades Trinos Em Miranda do Douro desde o século XVIII. Hoje, aqui funciona a Biblioteca Municipal. Museu da Terra de Miranda Edifício do sec.XVII.
Fonte dos Canos Construída nos séc. XVII-XVIII. Igreja da Misericórdia Um dos monumentos religiosos da sede de concelho, com fachada barroca de pura cepa, do século XVIII. Igreja de Stª. Cruz Estilo neoclássico barroquizado no séc. XVIII. Rua da Costanilha Esta rua é de referência no património do concelho porque fazem parte dela casas do séc. XV, possuem a especificidade de portas rectangulares e janelas floridas. Destaque para uma das casas que possui janelas geminadas e cachorros medievais esculpidos no granito. Nela se encontra também a Porta Gótica das antigas muralhas que lhe servem de acesso. Ruínas do Castelo de Miranda do Douro Imóvel de Interesse Público (Dec. nº. 40361 de 20-10-1955). Construído no séc. XIII (1286), por D. Dinis, durante a guerra da independência. Totalmente destruído aquando do rebentamento do paiol em 1762, deixando cerca de 500 pessoas sepultadas.A sua Torre de Menagem ainda hoje subsiste nas muralhas do Castelo. Ruínas do Paço Episcopal Monumento em estado de ruínas, destruído por um incêndio em 1706. Dele, restam apenas, o andar térreo e uma ampla arcada. Este espaço foi transformado num espaço verde devidamente ajardinado.
|