Das quatro "Anexas" que pertencem à Freguesia de Miranda do Douro, Aldeia Nova é provavelmente hoje a mais conhecida pelos viajantes, devido à capela de S. João e Castro de S. João das arribas. Localizada já fora da povoação, a cerca de 1 Km por um caminho de terra batida e de fácil circulação, esta Capela isolada sobre o Douro, foi edificada no local onde existe um Castro. Aí pode-se observar o Douro, e deleitar-se com a paisagem soberba das suas arribas. É um lugar onde se respira mistério, inspiração e liberdade, procurado por muita gente.
Na Pequena aldeia do Palancar, com algumas dezenas de habitações, situada entre verdes lameiros e numerosas árvores. O silêncio apenas se quebra com o passar de um carro, do gado a pastar ou da cegonha no seu ninho, construindo no alto de um freixo. Matracando o seu bico como se nos quisesse dizer que por ali o tempo não passou. Podemos observar a sua pequena igreja de S. Gerónimo, várias casas antigas construidas em pedra e fazer um piquenique junto à sua bela ribeira.
Nesta pacata aldeia, podemos observar a Igreja de S. Simão situada num largo bem preservado, várias casas antigas, feitas em pedra, lameiros verdejantes, gado a pastar e observar como a gente humilde desta terra se empenha no seu labor agricola. Para quem gosta de calma é o local ideal para descontrair.
Presume-se, que o nome dado a esta aldeia, advenha de antigamente ser uma região habitada por muitas águias, embora hoje em dia, ainda seja possivel avistar alguma, assim como algum abutre ou grifo. Os vestigios do castro são pontos obrigatórios de visita e a sua igreja muito bem cuidada merece a nossa atenção.
|